Auditório Aprender

Alexandre Camillo
Alexandre Camillo Presidente do Sincor-SP

Iniciou sua carreira no mercado de seguros há 34 anos. Em 1990, fundou a Camillo Corretora de Seguros. Ingressou no Sincor-SP em 2005, a convite do então presidente Leôncio de Arruda, assumindo o cargo de diretor social. Dois anos depois, foi nomeado 2º vice-presidente da entidade. Em 2012, foi eleito mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo.

BLOG
Antonio Penteado Mendonça Advogado e consultor do Sincor-SP

Formado em Direito pela USP, com especialização em direito ambiental pelo DSE, na Alemanha, e em seguros pela FGV-Fundação Getúlio Vargas. Atua como professor, palestrante, cronista, escritor e participa de programas diários na Rádio Estadão e na Band News TV. É ex-Presidente e Secretário Geral da Academia Paulista de Letras; conselheiro da AIDA e da ANSP; conselheiro e diretor jurídico da ABGR; diretor do CCESP; árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem da FIESP, Fecomercio e do Instituto dos Advogados de São Paulo.

Armando Vergílio
Armando Vergílio Presidente da Fenacor

Corretor de seguros desde 1989, foi superintendente da Susep e vice-presidente do CNSP. Também atuou como presidente da Escola Nacional de Seguros, do Sincor-GO e do Conselho Regulamentador dos Mercados Financeiro, de Capital e de Seguros, de Previdência e de Capitalização. Exerceu ainda mandato de deputado federal pelo Estado de Goiás (legislatura 2011 a 2015). Em Goiás, foi Secretário de Estado de Governo e de Assuntos Institucionais; das Cidades; de Trabalho; e de Previdência e Seguridade.

Boris Ber (2.1)
Boris Ber 1º vice-presidente do Sincor-SP

Corretor de seguros há mais de 40 anos, Boris é formado em Administração de Empresas pela PUC-SP e atua como diretor responsável pelo departamento de Comunicação do Sincor-SP. Além de compor a diretoria de diversas instituições, o executivo também já atuou como mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP). Atualmente é apresentador do Programa Seguro da TV Gazeta.

palestrante-schneider
Dado Schneider Publicitário e professor

Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS, graduado em Comunicação e pós-graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dado Schneider é Professor da ESPM Sul e da HSM Educação, com 35 anos de experiência como executivo de grandes empresas e palestrante aclamado na Campus Party Brasil 2014.

Edson Luis Franco
Edson Luís Franco Diretor-Presidente da Zurich Brasil

Com 25 anos de experiência em seguros, previdência e capitalização, o executivo já trabalhou em grandes empresas como Grupo Banco ABN AMRO Real, Tokio Marine, Banco Santander Brasil. No Grupo Zurich já atuou como CEO da Zurich-Santander Brasil e CEO Regional de Vida e Previdência para América Latina. Edson é graduado em administração de empresas e tem MBA com especialização em Finanças.

Evaldir Barbosa de Paula
Evaldir Barboza de Paula Coordenador da Comissão Político-Parlamentar do Sincor-SP

Corretor de seguros, corretor de imóveis e advogado. Atua no mercado de seguros há 46 anos. É diretor secretário do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) e da Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS). Evaldir também é formado em Ilustração Editorial pela Escola Panamericana de Artes/SP.

24-04-2014  retrato de fábio luchetti, presidente da empresa porto seguro.
Fabio Luchetti Presidente da Porto Seguro

Fabio Luchetti, é formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Ciências Econômicas Santana, fez atualização profissional em Alta Performace em Liderança (Madrid) e na Adigo (SP), onde teve contato com a antroposofia e seus arquétipos, que acompanham seu estilo de gestão. Ingressou na Porto Seguro em 1984, onde passou por vários níveis até chegar a Gerente Técnico em 1996. Em 2000, foi nomeado Diretor Operacional, Vida e Previdência e, em 2006, Vice-presidente Executivo. Em 2012, assumiu a Presidência da Porto Seguro, hoje constituída por 25 empresas.

Floriano Pesaro
Floriano Pesaro Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo

Formado em sociologia pela USP e especialista em Processo Legislativo pela UnB, foi eleito deputado federal em 2014 com 114 mil votos. Foi vereador da capital paulista por dois mandatos e líder da bancada do PSDB por quatro anos consecutivos. Considerado o melhor parlamentar do legislativo paulistano pela ONG Voto Consciente em 2014. Na Câmara Municipal, foi o primeiro a publicar suas contas na internet.

 

Francisco Caiuby Vidigal Filho
Francisco Caiuby Vidigal Filho Presidente da Sompo Seguros

Formado em Administração de Empresas pela FAAP, com especialização em CEO pela FGV-SP, Kiko – como gosta de ser chamado – ingressou no mercado de seguros há 26 anos. Esteve à frente do processo de integração das marcas Yasuda e Marítima, da mudança da marca para Sompo Seguros, além de ser responsável pela relação institucional da companhia com a Sompo Japan. Kiko também é diretor da FenSeg.

Gabriel Portella
Gabriel Portella Presidente Executivo da SulAmérica

Economista pela Faculdade Cândido Mendes (RJ), com especialização em Administração de Empresas pela PUC-RJ, Portella atua no mercado de seguros há 42 anos, ocupando cargos de liderança em empresas do setor e na própria SulAmérica. O executivo também é vice-presidente do Conselho Diretor e da Comissão Executiva do IESS e membro da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP).

Foto - João Francisco Borges da Costa
João Francisco Borges da Costa Presidente da HDI Seguros no Brasil

Formado e pós-graduado em Administração de Empresas, com cursos de especialização em seguro e resseguro, pelo “The College of Insurance” (NY), e atuação na “The Mercantile and General Reinsurance Company Limited”, em Londres, João Francisco está no mercado de seguros há mais de 40 anos. O executivo também é membro do Conselho da HDI Seguros no Chile, presidente da Associação Brasileira das Companhias de Seguros Internacionais (ABCSI), presidente da FenSeg e membro do Conselho Diretor da CNseg.

Joaquim Mendanha
Joaquim Mendanha Superintendente da Susep

Formado em administração em marketing pela PUC Goiás, possui MBA em Seguros e Resseguros, pela Escola Nacional de Seguros. Empreendedor na área de sgeuros por mais de 29 anos. Atuou como presidente do Sincor-GO e diretor secretário da Fenacor.

Adalberto Ferrara
José Adalberto Ferrara Presidente da Tokio Marine Seguradora

Formado em Ciências da Computação, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com extensão em Administração de Empresas, pela Harvard University e pela FGV, nos últimos 34 anos, Ferrara foi o responsável pela gestão de TI e Operações de grandes empresas da indústria de serviços financeiros. Já atuou como diretor de Tecnologia do Bank Boston, chegando à Tokio Marine em 2009, quando se envolveu ativamente nos processos de melhoria dos produtos e serviços da seguradora.

Foto - Dr. Cardoso
José Carlos Cardoso Vice-presidente IRB Brasil RE

Graduado em Engenharia Mecânica pela UMC e em Engenharia de Avaliações pela USP, tem graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Fundação Armando Álvares Penteado e Gestão de Riscos pela SCOR Université. Foi diretor presidente da SCOR Brasil, tendo sido responsável técnico para as atividades de resseguro para toda a América Latina. Com passagens pela Munchener do Brasil, Odebrecht Corretora de Seguros, Frank B. Hall Cprretagem de Seguros/AON e Unibanco Seguradora. Deixou a presidência da SCOR para assumir a vice-presidência de Resseguros do IRB Brasil RE.

Img_Palestrante_02
Leandro Karnal Historiador

Doutor em História, professor na área de História da América e autor de diversas publicações. Karnal também já foi curador de exposições, como a Escrita da Memória, em São Paulo, e colaborou na elaboração curatorial de museus, como o Museu da Língua Portuguesa.

Luis Maurette
Luis Maurette Head da América Latina da Willis Towers Watson

Com mais de 30 anos de experiência nos mercados de seguros e financeiro, liderando importantes empresas, após o anúncio da fusão entre as empresas Willis e Towers Watson, Maurette foi nomeado Head da América Latina e responsável por todas as operações da companhia regionalmente. O executivo está na direção de mais de 2 mil colaboradores, divididos em 25 escritórios na América Latina.

palestrante-luquet
Mara Luquet Jornalista

Sócia da Editora Letras & Lucros e escritora de livros voltados a área de finanças, Mara Luquet trabalhou como editora de Investimentos e Carreira no jornal Valor Econômico, no caderno Folha Invest, da Folha de S.Paulo e na revista Veja. Foi repórter da Gazeta Mercantil e da revista Exame.

Marcio Coriolano
Marcio Coriolano Presidente da CNseg

Bacharel em ciências econômicas pela PUC-RJ, com pós-graduação em engenharia de produção pela COPPE, da UFRJ. Ingressou no Grupo Bradesco de Seguros em 1997, tendo, anteriormente, ocupado a posição de superintendente da Susep, entre 1993 e 1996.  Atualmente ocupa a Presidência da Bradesco Saúde e da Mediservice. Ocupou a presidência da FenaSaúde, entre 2010 e janeiro de 2016.

Img_Palestrante
Marco Antonio Villa Historiador e professor

Bacharel e Licenciado em História, Mestre em Sociologia e Doutor em História, Prof. Villa é escritor e comentarista da Jovem Pan, TV Cultura e TVeja, colunista em O Globo e professor universitário. Profere palestras em todo o Brasil sobre História e conjuntura política.

Mauro Batista
Mauro César Batista Presidente do SindsegSP

Graduado em Administração de Empresas, com especialização em Estatística, Mauro Batista está à frente do Sindicato das Seguradoras desde 2007. O executivo também é presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) e membro do Conselho de Administração da Escola Nacional de Seguros e do Instituto São Paulo Contra a Violência, do Conselho de Representantes da FenaSeg e do Conselho Superior da CNseg.

????????????????????????????????????
Miguel Pérez Jaime Presidente da Allianz Seguros

Formado em Economia e Administração de Empresas pela Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, o executivo está há mais de 16 anos na seguradora, onde acumulou passagens como diretor da área de vida e diretor geral da companhia na Espanha, além de CEO da Allianz Popular.

Octávio José Milliet (4)
Octavio Milliet Ouvidor do Sincor-SP

Corretor de seguros, formado em Administração de Empresas, Milliet é conselheiro da União dos Corretores de Seguros (UCS), palestrante e coautor na elaboração de projetos de engenharia econômico-social. Com mais de 35 anos no mercado de seguros, já foi presidente da Fenacor, do Sincor-SP e da Escola Nacional de Seguros, além de membro do CNSP, CODISEG e da SBCS.

Paulo dos Santos
Paulo dos Santos Presidente do Ibracor

Formado em Economia pela PUC-SP, com cursos de especialização na área de Gestão Empresarial, na FGV-RJ e DF.  Foi servidor do Banco Central, diretor e superintendente da Susep. Atualmente, ocupa o cargo de Superintendente Administrativo Acadêmico na Funenseg e a presidência do Ibracor.

Renato Cunha Bueno
Renato Cunha Bueno Coordenador da Comissão de Grandes Riscos, Engenharia e Resseguros do Sincor-SP

Corretor de seguros a 30 anos, atuando em resseguros a 20, é diretor do CIST, vice-presidente da Abecor-Re e coordenador da Comissão de Resseguros, Grandes Riscos e Engenharia do Sincor-SP.

Robert Bittar
Robert Bittar Presidente da Escola Nacional de Seguros

Corretor de seguros atuante no mercado há 45 anos, também é 1º vice-presidente da Fenacor. Bittar participa de diversas representações institucionais da Indústria de Seguros e intermediação no âmbito da Susep, da Confederação Nacional do Comércio e outras instituições de representação setorial.

palestrante-justus
Roberto Justus Publicitário e empresário

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, Roberto Justus foi consagrado como apresentador de TV no reality show O Aprendiz, exibido pela Record. Foi eleito, em 1997, como Publicitário do Ano, pelo Prêmio Colunistas, em 1998 também recebeu o título de Líder Empresarial Setorial, pelo jornal Gazeta Mercantil, e, em 2003, colecionou o prêmio Dirigente do Ano, pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP).

palestrante-waack
William Waack Jornalista e professor

Mestre em Relações Internacionais, com graduação em Ciência Política, Sociologia e Comunicação pela Universidade de Mainz, na Alemanha, William Waack possui quatro livros e já venceu duas vezes o Prêmio Esso de Jornalismo pela cobertura da Guerra do Golfo, em 1991, e ao revelar informações sobre a Intentona Comunista de 1935.

Wilson Toneto
Wilson Toneto CEO Regional Brasil da BB e Mapfre

Iniciou carreira profissional como auditor independente e ingressou no Grupo MAPFRE há 28 anos. Bacharel em contabilidade e ciências econômicas, complementou sua formação em gestão empresarial pelo IESE, Instituto ligado à Universidade de Navarra na Espanha. O executivo é presidente do Conselho de Administração do Grupo Segurador Banco do Brasil E Mapfre, representante da Fundación MAPFRE no Brasil. Atua ainda como dirigente da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil e diretor da CNSeg.