IMG_1382

Empresário ou empreendedor: qual deles você é?

8 de outubro de 2016

De acordo com dados do Sebrae, 58% das empresas fecham até o quinto ano de funcionamento. E a culpa pode não ser apenas da concorrência, equipe, mercado, ou crise. O problema pode estar justamente na figura do empresário.

“Ser empresário é diferente de ser empreendedor. Empreendedorismo tem a ver com comportamento, com gestão”, afirma Alexandre Nunes Robazza, assessor da Diretoria Técnica do Sebrae-SP.

Durante o Fórum de Empreendedorismo, ele explica que existem os 3 P’s do comportamento empreendedor: Planejamento (análise de cenários, definição de metas); Produção (capacidade de realizar e inovar); e Persuasão (capacidade de comunicação). “São itens fundamentais em negócios de sucesso. Claro que conhecimento técnico é extremamente importante, mas não é tudo”, diz.

A opinião é endossada por Álvaro Fonseca, coordenador da Comissão de Benefícios do Sincor-SP. “Pode ser doloroso reconhecermos nossas falhas, mas devemos fazer uma autoavaliação, buscando a melhoria contínua”.

A reciclagem profissional, assim como estudar o mercado e suas tendências, também são ferramentas inerentes a quem quer realmente empreender. “A essência do empreendedor é o aprendizado. É preciso conhecer a fundo o seu negócio, para saber quais rumos tomar”, diz César Bertacini, vice-presidente litoral e região metropolitana do Sincor-SP.

“Temos sempre uma lição de casa, que é a de se atualizar permanentemente”, defende Regis Renzi, coordenador da Comissão de Tributos do Sincor-SP, que alerta: “o consumidor mudou, ele não quer mais só o produto, ele quer conhecimento. E é preciso estar preparado para atender a esse novo público”.

Robazza, do Sebrae-SP, também mostrou aos presentes os diversos perfis empresariais e quais os gaps a serem trabalhados em cada um. Para o casal de congressistas Ana Maria de Menezes e Sergio José, de Aracaju, Sergipe, “esse exercício de conhecimento vai ser de grande ajuda para alinhar o nosso trabalho e planejar com consciência as ações da empresa”.

Clique aqui e confira as fotos da palestra